Ansiedade, o Que é e Existe Cura?

Pode Ser Controlada?

A ansiedade é um problema que interfere diretamente na vida de quem sofre, pois o nervosíssimo que esse mal causa abala toda uma rotina e consequentemente uma vida. Pode ser comparado a um estado de aflição ou angustia, porém os sintomas de ansiedade são causados por motivos reais ou sem motivo aparente.

[bloqueador]

Os sintomas de ansiedade podem ser controlados com algumas dicas e mudanças de hábitos e para casos mais graves, um acompanhamento médico e ajuda de medicamentos receitados por um especialista podem ser úteis.

Entenda o que é a ansiedade, seus principais sintomas e se a cura é possível:

O Que é a Ansiedade.

Dependendo da intensidade dos sintomas, a ansiedade pode ser normal, ou pode ser considerada uma crise de ansiedade, que corre o risco de se tornar uma crise de pânico.

É um problema que causa aflições e angustias que normalmente são causadas pelo medo de alguma coisa que assusta o paciente, por estresse e problemas familiares ou conjugais, cobrança e pressão no trabalho, a rotina pesada no dia a dia entre tantos outros fatores que causam uma descarga de preocupação grande nas pessoas.

Esse estado emocional interfere diretamente na vida de quem sofre, impedindo-o de ter uma vida normal, de exercer suas atividades cotidiana e consequentemente também afeta a vida de quem está mais próximo, principalmente da família.

Como Controlar Seus Sintomas.

A ansiedade pode ser considerada normal, pois todos nós possuímos receios e alguns medos. Porém a intensidade e a frequência que os sintomas aparecem é o que caracterizam como um problema emocional.

Ansiedade

Vale lembrar que os sintomas de ansiedade podem variar de pessoa para pessoa, mas os mais comuns de acontecer são:

  • Tremores e palpitações
  • Dores no peito e musculares
  • Necessidade de consumir alimentos, álcool e até entorpecentes
  • Dificuldade em falar normalmente
  • Dificuldade em respirar
  • Tonturas
  • Insônia
  • Náuseas e enjoos
  • Irritabilidade

Esses são os sintomas mais comuns de acontecerem, não necessariamente todos, porém outros também podem surgir.

Algumas dicas podem auxiliar no combate e controle desses sintomas. A mudança de hábito é o principal ponto a ser trabalhado aqui. Veja algumas dicas e acrescente-as em sua rotina para amenizar os sintomas de ansiedade:

  • Alimentos com triptofano: banana, ovo, ervilha, amendoim, couve-flor, batata, abacate, mel etc;
  • Prática de exercícios físicos;
  • Exercícios de respiração;
  • Ter um hobby: Tocar violão, ler, pintar, desenhar, fazer artesanato, tocar violino etc;
  • Terapia
  • Nunca ficar sozinho: companhia é essencial para quem tem ansiedade;

Nunca se esqueça de que essas dicas podem ajudar a controlar os sintomas de ansiedade, mas é preciso fazer tratamento com especialista.

A Ansiedade Tem Cura ou Tratamento?

Alguns especialistas acreditam que a ansiedade possui sim uma cura, outros afirmam que o tratamento precisa ser contínuo para resultados satisfatórios. Mas seja em qualquer dos casos, é preciso de acompanhamento médico.

mulher-ansiosa-janela

Para tratar o problema – na raiz – é preciso consultar-se com um psicólogo ou psiquiatra e fazer terapia é de grande ajuda no combate contra esse mal. Falar de seu problema, do que te aflige, das causas de seus medos e angústias, pode ser um grande passo em busca de ter uma vida melhor. Falar desses pontos com quem entende e pode fazer aconselhamentos.

O uso de medicamentos depende do nível da ansiedade em que o paciente se encontra. Em casos mais sérios é preciso à ingestão de calmantes. Mas nada de se automedicar, apenas um médico especialista pode receitar o remédio ideal para cada paciente e cada caso.

Quais Alimentos Ajudam No Combate a Ansiedade?

Em alguns casos a ansiedade causa a necessidade de consumir alimentos desenfreadamente. Porém alguns possuem propriedades que promovem a saciedade e o bem estar, como os alimentos que possuem altos níveis de triptofano são ótimos. Pois é responsável pelo neurotransmissor serotonina que promove o bem estar do organismo.

Os carboidratos também são indicados, pois no organismo é transformado em açúcar, principal responsável por dar energia, gerando assim maior sensação de bem estar e disposição para fazer outras atividades, como praticar exercícios ou um hobby.

Bananas

Outros alimentos que podem ser consumidos são:

  • Frutas cítricas
  • Derivados do leite
  • Carnes e peixes
  • Chocolate amargo (sem exageros!)

A ansiedade pode ser controlada e tratada. O melhor é buscar ajuda profissional e se cuidar para o problema ter um fim e conquistar uma vida sem as turbulências causadas por esse mal.

Confira mais algumas informações sobre a ansiedade nesse vídeo abaixo:

Curta a Nossa Fanpage: Facebook.com/AnsiosoNuncaMais
Twitter: Twitter.com/AnsiedadeVencer
Google Plus: PlusGoogle/AnsiosoNuncaMais
Canal do YouTube: YouTube.com/AnsiosoNuncaMais
E-mail: marcos@ansiedadenocontrole.com

[/bloqueador]

Salvar