Meditação, Como Usar Para Aliviar o Estresse E Controlar As Emoções?

A meditação é uma técnica milenar que ajuda no relaxamento e também a aliviar a sobrecarga do dia a dia, devido à agitação e correria do mundo moderno, o estresse e a ansiedade sempre aumentam é quando notamos isso é hora de parar e meditar.

[bloqueador]

O Que é Meditação?

Segundo o dicionário, meditação é “ato ou efeito de meditar, de pensar com grande concentração de espírito”. Quando você perceber que a correria da vida moderna tem afetado as suas emoções e o estresse está aumentando cada vez mais, é hora de desacelerar e parar.

concentração-meditação Nosso corpo não consegue suportar essas cargas por muito tempo e, mais cedo ou mais tarde, vai mandar sinais de que o estresse está alto e precisa ser controlado. Para isso, a meditação é uma ótima dica, refletir sobre a vida em um lugar sossegado pode ajudar muito a aliviar o estresse.

Como Praticar a Meditação.

Para praticar a meditação é necessário escolher um ambiente tranquilo, longe de crianças, barulho, preocupações ou qualquer outra coisa que desviará sua atenção. Normalmente um colchonete já é o suficiente para colocar no chão, sente-se e feche os olhos.

Controle sua respiração, pois quando estamos ansiosos ela fica acelerada, mas nesse momento é preciso manter a calma e controlar sua respiração para que a meditação dê o resultado esperado.

meditaçãoInspire profundamente pelo nariz de forma que você sinta a musculatura do abdômen, e aos poucos e de maneira lenta vá soltando o ar pela boca. Enquanto você libera o ar seus músculos também devem relaxar, dessa forma seu corpo todo começará a ficar mais leve. Repita por várias vezes, até que se sinta melhor. Durante esse momento de meditação, pense nos acontecimentos da sua vida, mas não se prenda a eles negativamente, apenas pense e deixe que o tempo os leve.

Foque sua vida no presente e nos planos do futuro, mas não ao ponto de ficar ansioso, planejar o futuro é fundamental, mas sem ansiedade.

Benefícios Físicos da Meditação.

A meditação traz muitos benefícios, além de ser uma ótima dica para aliviar o estresse, ajuda ainda a manter o seu físico em dia, os principais benefícios físicos são:

mulher-meditando

  • Controla a pressão: através da meditação a sua circulação passa a ficar regulada e sua pressão controlada, afinal, o nível de estresse e ansiedade vão gradativamente diminuindo;
  •  Diminuição de dores de cabeça: com a circulação controlada, as dores de cabeça também serão aniquiladas. Faça os movimentos de inspiração e expiração por alguns minutos e note a diferença;
  •  Diminuição das tensões musculares: com o corpo relaxado, os músculos descontraem e as dores vão diminuindo aos poucos;
  •  Melhora o sistema imunológico: seu sistema imunológico aumenta e as possíveis doenças, como gripes e resfriados, serão cada vez mais raras;
  •  Aumenta o bom humor: com a sua saúde em dia, o seu nível de humor aumenta devido à liberação da serotonina.

Benefícios Mentais da Meditação.

Os benefícios mentais também são facilmente notados, os principais deles são:

homem-meditando

• Boa memória: através da meditação você estimula o cérebro e a sua memória aumenta consideravelmente;
• Diminui a ansiedade: a taxa de ansiedade diminui e você passa a se sentir ainda melhor;
• Diminui o estresse: o estresse será aliviado através da meditação, mas para que dê o resultado esperado é necessário meditar sempre. Se você se sentir muito estressado aumente um pouco o tempo da sua meditação;
• Equilíbrio de emoções: com a ansiedade e o estresse controlado, suas emoções estarão ainda mais em equilíbrio e tomar decisões será algo natural e não maçante;
• Previne contra estresse futuro: se as taxas de estresse diminuem, consequentemente, você não terá estresse futuramente. Por isso, é fundamental manter uma frequência nas suas meditações.

Experimente fazer uma breve meditação e sinta os benefícios que ela traz, tanto para o corpo quanto para a mente. Eu gostaria de recomendar a  vocês esse curso abaixo sobre meditação emocional. Milhares de pessoas têm sido beneficiados com esse curso vejam os depoimentos abaixo:

Curta a Nossa Fanpage: Facebook.com/AnsiosoNuncaMais
Twitter: Twitter.com/AnsiedadeVencer
Google Plus: PlusGoogle/AnsiosoNuncaMais
Canal do YouTube: YouTube.com/AnsiosoNuncaMais
E-mail: marcos@ansiedadenocontrole.com

[/bloqueador]

Salvar