Medo Excessivo, Isso é Uma Patologia? Existe Tratamento?

Medo, estresse e ansiedade podem ser considerados males da vida moderna, eles fazem parte do nosso dia a dia muito mais do que se possa imaginar. Muitas vezes temos medo de sair de casa, de assalto, de sequestro, de acidentes ou mesmo de contrair alguma doença, seja conosco ou com alguém próximo que amamos.

Mas, quando esse medo se torna excessivo e começa a prejudicar as atividades do nosso dia a dia as coisas podem estar saindo do controle e se tornando uma patologia.

Mas o que exatamente isso quer dizer? Quando o medo se torna algo prejudicial? Veja mais sobre o tema:

[bloqueador]

O Que é Uma Patologia?

Primeiramente é preciso compreender o conceito de patologia. Segundo o dicionário trata-se de um “ramo da medicina que se dedica ao estudo de doenças”, mas comumente costumamos dizer que uma patologia é uma doença de fato.

mulher-com-medoPartindo disto, podemos dizer que um medo patológico é aquele medo que já virou doença e passou dos limites que consideramos normais.

Um medo normal pode ser até mesmo saudável, pois é por causa dele que deixamos de fazer algo que irá nos prejudicar, como por exemplo: quando estamos na praia e sabemos que não se pode avançar no mar, é esse medo saudável que nos preserva a vida.

O medo de cometer algo errado, que transgrida as leis nos faz ser um cidadão de bem e nos afasta das consequências.

Os exemplos acima mostram quando um medo é saudável, mas e quando ele se torna anormal? O que pode gerar tal medo? Veja as causas:

Medo Excessivo, Causas.

Muitas podem ser as causas do medo excessivo, mas podemos destacar algumas delas:

mulhercom-muito-medo• Traumas: Se a pessoa tem algum tipo de trauma, passou por momento tenso, esse episódio pode ser tão marcante ao ponto de impedi-la de realizar tarefas simples;
• Episódios isolados: Quando uma pessoa é sequestrada, assaltada ou mesmo presencia algo do tipo, o medo de sair de casa pode se tornar parte do seu dia a dia, porém, esse medo se torna patológico, pois está impedindo-a de levar uma vida normal, sair de casa para trabalhar e manter o seu cotidiano;
• Ambiente: Quando o ambiente familiar, escolar ou mesmo profissional é muito tenso, a pessoa pode desenvolver medo em excesso, pois as pressões e cobranças são tantas que se torna inviável o convívio;

Medo Excessivo, Consequências.

As consequências do medo em excesso podem ser várias também:

vendo-pela-persiana-com-medo• Não sair mais de casa
Insônia
• Mal estar
• Náuseas
• Pânico
• Tremedeira
• Solidão
• Isolamento
• Depressão
• Estresse
• Ansiedade em excesso

Vale lembrar que as causas e as consequências estão interligadas, tudo vai depender da origem do medo para que haja uma consequência. O medo também muda de pessoa para pessoa e não pode ser entendido como algo sem importância, muitas vezes o que é frescura para uma pessoa pode ser o grande medo e trauma da vida de outra.

Tratamento Para Medo Excessivo.

O medo em excesso deve ser levado sempre em consideração e tratado como qualquer outra doença. Sempre que uma pessoa apresentar sintomas ou sinais de que tem algum tipo de medo exagerado é fundamental procurar ajuda especializada.

homem-na-caixa-de-papelão
Recomenda-se, primeiramente, procurar auxilio de um psicólogo, caso haja necessidade o paciente será encaminhado para um psiquiatra ou psicanalistas, afinal cada pessoa tem seu contexto de vida e sua história e tudo será levado em consideração durante o tratamento.

É muito importante que toda família esteja ao lado dessa pessoa para apoia-la, esse suporte é parte fundamental do tratamento contra o medo.
Com certeza algum tipo de medicação será recomendado para o paciente e é muito importante também que esse medicamento seja tomado corretamente e pelo tempo determinado pelo médico.

Quando todos os pontos estiverem alinhados (diagnóstico, apoio da família, medicamentos e tratamento correto) o paciente verá gradativamente a melhora. Não ignore os sinais, logo que observar algo que fuja do normal, procure um especialista.

Fale aqui nos comentários do que você tem medo e eu vou te ajudar nisso e não se esqueça de curtir a nossa Fan Page: facebook.com/ansiosonuncamais

Curta a Nossa Fanpage: Facebook.com/AnsiosoNuncaMais
Twitter: Twitter.com/AnsiedadeVencer
Google Plus: PlusGoogle/AnsiosoNuncaMais
Canal do YouTube: YouTube.com/AnsiosoNuncaMais
E-mail: marcos@ansiedadenocontrole.com

[/bloqueador]

Salvar

  • Márcia Lima

    O medo excessivo é incapacitante!! Difícil de explicar. É uma repetição de pensamentos ruins, coisas ruins que vão acontecer… complicado até falar para alguém que provavelmente não entenderá 😔

  • admin1

    Ainda bem que existe tratamento Márcia.