TDAH, o que é ? Existe Tratamento? Isso Pode Elevar o Meu Nível de Estresse Como Mãe?

Crianças e adolescentes possuem peculiaridades de comportamento, normalmente nenhum filho será igual ao outro, seja no jeito de ser, na personalidade e mesmo nas tarefas do dia a dia.

O que muitos pais não conseguem entender é que algumas crianças apresentam déficit de atenção e outras questões comportamentais e isso precisa ser respeitado e tratado.

Já ouviu falar do TDAH? Veja o que é, quais são os sintomas e como ajudar uma criança nessas condições.

[bloqueador]

O Que é TDAH?

A sigla TDAH trata-se do Transtorno e Déficit de Atenção e Hiperatividade, é um transtorno mental que afeta a concentração e atua diretamente no comportamento da criança.TDAH-menino-desatento-tdahA desatenção é comum em crianças que apresentam o TDAH, mas além desses sintomas há mais alguns que são normalmente observados nesses pacientes.

Quais os Sinais de Quem Tem TDAH?

Para ser diagnosticada com TDAH a criança tem que apresentar alguns sintomas, mas há sempre um deles que se sobressairá aos demais, será uma característica mais forte em relação aos outros:criança-desatenta

• Desatenção: Não consegue fixar a atenção em nada, tem dificuldades nas tarefas comuns da escola, se distrai com frequência, fica “sonhando acordado”, os pensamentos ficam longe e parece que não está na mesma sintonia que as demais pessoas;
• Hiperatividade: Quer fazer tudo ao mesmo tempo, mas não consegue se organizar e não termina o que começa. Não consegue ficar quieto em um lugar por mais de 5 ou 10 minutos, precisa falar o tempo todo ou gesticular, quer atenção das pessoas á sua volta, mas tem dificuldades em expressar sentimentos, é ansioso e agitado;
• Comportamento impulsivo: Não pensa antes de falar ou fazer alguma coisa, não consegue cumprir com as regras estabelecidas pela escola ou pela família, é uma criança com dificuldades de conviver com as demais e sempre é tida como “ligada nos 220”.
É muito importante que toda a família tenha consciência de que a criança tem TDAH, desta forma, fica mais fácil à convivência e todos poderão saber como agir e o que falar quando determinadas situações acontecerem.

Existe Tratamento Para TDAH?

O tratamento para TDAH basicamente está em torno da psicoterapia, mas é preciso entender que cada caso é um caso e que muitas vezes a causa da doença pode estar na hereditariedade.criança-com-falta-de-atençãoO tratamento para a TDAH será feito corretamente somente depois que o médico diagnosticar as origens do transtorno e, só assim, após fazer o levantamento do histórico da criança, até mesmo desde a gestação, o tratamento se iniciará.

O Que Fazer, Como Mãe, em Relação ao TDAH?

Como mãe (ou pai e/ou responsável) é preciso ter muita paciência, calma e amor. Esse tipo de transtorno normalmente mexe com toda estrutura familiar é complicado de se ajustar, mas através das terapias, medicamentos e seguindo as orientações médicas, será possível ter uma vida saudável e mais tranquila e organizada ao lado da criança com TDAH.

É comum que os pais não percebam de imediato que o filho tem TDAH, normalmente os primeiros a notarem são os professores em sala de aula, afinal, a falta de atenção e concentração na aula é um dos principais indícios de uma criança com TDAH.

Inevitavelmente, o nível de estresse da família, principalmente da mãe, será mais elevado, por isso, é imprescindível que a família toda colabore na criação e no tratamento dessa criança, caso contrário à sobrecarga da mãe será muito grande e totalmente incabível.

mãe-sendo-carinhosa-com-filhaTodos precisam colaborar nessa missão, uma criança com TDAH pode levar uma vida normal, mas é preciso fazer tratamento correto para que não venha a ter prejuízo na questão da educação escolar, social e familiar.

Após o diagnóstico de TDAH, siga as orientações médicas para que toda família possa ter bons momentos juntos, sem estresse e com muita troca de carinho e experiências.

Rafael Pierini, psicólogo que possui especialização nas áreas de Neurologia Infantil e Neuropsicologia Infantil pela UNICAMP, ensina como diagnosticar uma criança com TDAH, conhecendo os principais sintomas, os tipos existentes e, ainda, a forma como lidar com essas crianças em casa ou no ambiente escolar. Para mais informação clique no banner.

Dê o seu comentário sobre o artigo e curta a nossa página no Facebook: Facebook.com/AnsiosoNuncaMais

loja_tdah

Curso sobre TDAH do psicólogo infantil Rafael Pierini.

Curta a Nossa Fanpage: Facebook.com/AnsiosoNuncaMais
Twitter: Twitter.com/AnsiedadeVencer
Google Plus: PlusGoogle/AnsiosoNuncaMais
Canal do YouTube: YouTube.com/AnsiosoNuncaMais
E-mail: marcos@ansiedadenocontrole.com

[/bloqueador]

Salvar