TOC, O Que é? Isso Causa Ansiedade Ou Estresse? Existe Tratamento?

Gostar de tudo arrumado, limpo e no lugar é uma grande qualidade, mas quando esse desejo se torna algo excessivo e sai do controle da pessoa, já não é mais saudável.
Alguns transtornos de comportamento podem aparecer em grau leve e não afeta tanto a vida da pessoa, nem a prática das atividades do sue dia a dia, mas quando as manias comportamentais extrapolam os limites do que se considera aceitável, pode se tratar do TOC.

O que significa TOC?


toc de verificaçãoTOC é a sigla utilizada para o que se chama, na medicina, de Transtorno obsessivo-compulsivo. É a repetição involuntária de pensamentos e/ou ações, normalmente a pessoa que tem TOC sofre muito por não conseguir se controlar e as crises só passam quando ela pratica o ato.

Por exemplo: uma pessoa que tem TOC de limpeza não consegue ficar sem limpar a maçaneta da porta, isso ocorrem várias vezes ao dia, e se ela não limpar poderá ter crises e se sentir muito mal, é como se fosse um verdadeiro ritual em que a pessoa é “obrigada” a praticar aquele ato, mesmo sabendo que não é algo normal e que precisa parar.

Quais os sintomas de quem tem TOC?

Os sintomas de quem tem TOC variam muito, afinal cada TOC tem suas peculiaridades e, consequentemente, seus principais sintomas. Primeiramente vamos ver alguns tipos de TOC e os sintomas e comportamentos referentes a cada um deles:

toc de limpeza

Os principais tipos de TOC são:

• Verificação: quem tem esse TOC sempre está preocupado se fechou a porta, desligou o gás, fechou as janelas da casa, se trancou as portas do carro, se saiu de casa e apagou as luzes, se tirou os eletrodomésticos da tomada com medo de pegar fogo enquanto não tem ninguém em casa, entre outros;
• Medo: medo excessivo em dirigir e causar acidentes, medo de doenças e contaminações, fica o tempo todo lavando a mão, limpando com álcool, evita o uso de telefones públicos, transporte público, banheiro público e tudo que tenha contato com várias pessoas, afinal o medo de contaminação é enorme;
• Acumulação: a pessoa guarda todo e qualquer tipo de objeto: papel, caneta, lixo, papelão, copos descartáveis, vasilhas de plástico, enfim, uma infinidade de objetos que não se usa ou que são descartáveis começa a se acumular pela casa;
• Pensamentos obsessivos: há outro tipo de TOC bem conhecido também, esse refere-se aos pensamentos sem controle. Os temas são variados: a pessoa pode pensar repetidas vezes durante o dia sobre morte, religião, catástrofes, doenças, sexo, problemas de várias ordens. Enfim, não há limites para os pensamentos e isso pode deixar o portador do TOC mentalmente exausto;

Ansiedade e Estresse por causa do TOC.

toc no trabalho

Devido à repetição dos atos ou pensamento, quem tem TOC pode sim apresentar níveis elevados de estresse e ansiedade. Afinal, não é comum esse comportamento e essa repetição causa exaustão no indivíduo, pois ele age involuntariamente e não consegue manter o controle das suas ações e atitudes.

Tratamento para combater o TOC.

O tratamento para combater o TOC pode ser através de medicamentos ou não, tudo dependerá da avaliação e diagnóstico feito pelo médico. Quando há uso de medicamentos, utilizam-se antidepressivos inibidores da recaptação de serotonina, esses são os únicos que agirão da forma correta para diminuir as crises e obsessões.

Quando não há uso de medicamentos, o médico fará um acompanhamento e também encaminhamento para psicólogo ou psiquiatra, de acordo com a necessidade do seu paciente.

Vale lembrar também que a idade do paciente conta muito e que o seu contexto de vida também, além do seu ambiente familiar, estudantil e profissional, enfim, são inúmeros fatores que são levados em conta antes de fechar um diagnóstico exato e recomendar o tratamento, seja com terapias, medicamentos ou ambos.

É fundamental procurar ajuda médica logo que os sintomas forem identificados, o tratamento existe e precisa ser feito o quanto antes, tudo em  busca do bem estar do paciente que tem Esse transtorno e de todas as pessoas que estão no seu convívio.

Se desejar maiores informações sobre isso e como se tratar clique nesse Link abaixo:

Transtorno Obsessivo Compulsivo Como Se Tratar!

Curta a Nossa Fanpage: Facebook.com/AnsiosoNuncaMais
Twitter: Twitter.com/AnsiedadeVencer
Google Plus: PlusGoogle/AnsiosoNuncaMais
Canal do YouTube: YouTube.com/AnsiosoNuncaMais
E-mail: marcos@ansiedadenocontrole.com

Salvar